Como funciona?

O Lecionário Anglicano Reformado Brasileiro é trienal e divide-se em ano A, B, e C, tal qual o Lecionário Anglicano, aquele de acordo com a Igreja da Inglaterra. 

Os anos A, B e C do LARB coincidem com os anos A, B e C do Lecionário Anglicano. 

O início do ano litúrgico, no entanto, é diferente. A partir de um entendimento teológico, fruto do exame das Sagradas Escrituras, optou-se por propor uma reforma do Lecionário Anglicano que tivesse sua primeira marca atrelada à experiência de fé apostólica. Desse modo, o ano litúrgico do LARB começa por ocasião da páscoa. 

Há, na esteira do Lecionário Anglicano, uma lecionário dominical e um semanal. 

O Lecionário Dominical é a leitura contínua do Saltério. 

O Lecionário Semanal é a leitura contínua do restante das Escrituras. 

A cada leitura principal apontada, são ofertadas leituras auxiliares, as quais servem ao esclarecimento das leituras principais. 

Ao final de três anos ter-se-á lido toda a Bíblia de maneira contínua e sempre a revisitar os textos bíblicos à medida que ora estão previstos como textos principais, ora como textos auxiliares. 

O cânon adotado no LARB é o cânon protestante, por uma razão simples e prática: é o único inteiramente presente nos demais, o que faz dele o único cânon verdadeiramente universal, de modo que sua leitura não causa constrangimento a nenhuma corrente cristã. 

 Com carinho,

Rev. Moacir Gabriel

Postagens mais visitadas